10 dúvidas mais freqüentes sobre refrigerantes


Muitas dúvidas surgem quando o assunto é refrigerante. Principalmente, por estar cada vez mais presente na mesa do brasileiro, esse tipo de bebida é consumida entre todas as faixas etárias e classes sociais.
Esclareça agora todas as suas dúvidas sobre o tão consumido refrigerante: 



1 - Quais os ingredientes dos refrigerantes?
Os refrigerantes possuem como ingredientes, o açúcar ou adoçante no caso dos light, água gaseificada, extrato de noz de cola ou suco de laranja ou de limão ou extrato vegetal de guaraná, cafeína, corante, acidulante, conservantes, aroma natural ou artificial, entre outros.

2 - Os refrigerantes causam celulite?
Não. Não há estudos que comprovem a relação entre o aparecimento de celulites e o consumo de refrigerantes. Porém, se sabe que uma dieta desequilibrada, o consumo excessivo de açúcares e gorduras, a ingestão ineficiente de água e fibras, sedentarismo e fator genético estão relacionados com o aparecimento do problema. 

3 - Os refrigerantes podem ser consumidos diariamente?
Não é recomendado o consumo diário de refrigerantes, pois este tipo de bebida é pobre nutricionalmente, sendo então considerado um produto com calorias vazias. Dessa maneira, devemos sempre dar preferência às bebidas mais nutritivas e saudáveis como a água, os sucos de frutas e vitaminas.

4 - Os refrigerantes light podem ser consumidos à vontade?
Não. Os refrigerantes do tipo light possuem adoçantes no lugar do açúcar simples. O excesso do consumo desse tipo de refrigerante aumenta também a ingestão de adoçantes artificiais, o que não é indicado. 

5 - Refrigerantes podem substituir o consumo de água?
Não. A água é nutriente essencial para o ser humano e deve ser consumida diariamente. A quantidade necessária varia muito de indivíduo para indivíduo, porém recomenda-se que a ingestão seja de cerca de 30 a 40ml/kg/dia. 

6 - Os refrigerantes possuem cafeína?
Sim, os refrigerantes à base de cola, como os chás, café e chocolate possuem cafeína. A cafeína é uma substância estimulante do sistema nervoso central. A cafeína, em doses moderadas, produz ótimo rendimento físico e intelectual, com aumento da capacidade de concentração e diminuição do tempo de reação aos estímulos sensoriais. Por outro lado, doses elevadas podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. O café é a fonte mais rica em cafeína. Define-se consumo excessivo como ingestão acima de 600 mg/dia, por isso preste atenção aos rótulos e quantidades desta substância nos refrigerantes e em outros alimentos e bebidas. A cafeína tem sido associada também a refluxo gastroesfoágico.

7 - Os refrigerantes engordam?
O que causa ganho de peso é o desequilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias. Consumir mais calorias do que você pode gastar gera ganho de peso. Alimentos e bebidas com alto valor calórico podem colaborar para o ganho de peso. Excesso de refrigerantes contribui com excesso de açúcar que é rapidamente absorvido, relacionado também com risco aumentado de obesidade e diabetes tipo 2.

8 - A ingestão de refrigerantes está associada a fraturas ósseas? 
Estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido que esses achados estejam associados com a relação cálcio-fósforo na dieta, tendo efeitos deletérios no osso. 

9 - O brasileiro está consumindo mais refrigerante?
De acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE realizada entre 2002 e 2003, O consumo de refrigerantes aumentou 400%, de 1974-1975 a 2002-2003, entre a população brasileira. Conforme aumentam os rendimentos, maior o consumo de refrigerantes pela população brasileira. A participação da bebida na dieta é 5 vezes maior na classe de maiores rendimentos do que na classe de menores rendimentos.

10 - Um copo de refrigerante possui menos calorias do que um copo de suco de laranja?
Um copo de refrigerante comum possui em média 85 kcal e um copo de suco de laranja natural possui cerca de 90 kcal. Porém, é fundamental perceber que um copo de refrigerante não possui nenhum nutriente, apenas calorias enquanto o suco de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, evitando assim doenças relacionadas à má nutrição. 

Confira a tabela abaixo:

10 dúvidas mais freqüentes sobre refrigerantes

Como se Comportar na Churrascaria

Hoje vou mostrar para vocês que não é preciso recusar este convite ou apenas ficar na "saladinha", veja como se comportar nesses eventos, garantindo assim a boa forma.

Salada
Em primeiro lugar vamos começar pela salada, não é preciso ficar só nela, mas não deixe de comer, assim, a chance de exagerar quando for consumir as carnes e acompanhamentos diminui, já que uma parte do estômago foi preenchida com alimentos ricos em fibras, que promovem a sensação de saciedade. Por isso comece por ela, verduras e legumes à vontade!

Carnes
Prefira os cortes de carne bovina com menos gordura, como maminha e alcatra. Mas se você não abre mão de uma picanha, pelo menos tire a gordura aparente. As carnes de aves e peixes são opções menos calóricas, desde que se retire a pele e a gordura aparente também.

Carnes de carneiro, costela, cupim e lingüiça são as que possuem mais quantidade de gordura, que em excesso pode se acumular nos vasos, aumentando o risco para doenças cardiovasculares. Portanto, procure evitar.

Acompanhamentos
Os acompanhamentos costumam ser muito calóricos, por isso cuidado! Farofa, maionese, frituras (batata-frita, banana à milanesa, pastéis, etc.) queijo mussarela. Entre os carboidratos, procure comer apenas um tipo, ou no máximo dois, mas pouco de cada e opte pela preparação com menos ingredientes. E quanto às frituras, o melhor é deixar de lado mesmo e consumir em outra ocasião.

A hora da sobremesa!
Todo cuidado é pouco, você pode por todo seu esforço que você teve aqui a perder, dependendo da sobremesa e principalmente da quantidade que você consumir, pode ser maior que as calorias do seu almoço ou jantar inteiro. A melhor opção sem dúvida são as frutas. Que tal o abacaxi? Que possui uma substância chamada bromelina, que ajuda na digestão das proteínas.

E não esqueça que o objetivo é o de confraternizar, não se preocupe apenas com a comida. Bom churrasco!

A Nossa Velha Infância

Fico observando essa nova geração e me perguntando o que foi feito da infância, passa criança e o que consigo ver são pequenos “adultos” alienados com coisas da moda, marcas, conversam entre si como se fossem “pessoas grandes”.
Sabe que na minha infância, e olha que não faz tanto tempo assim, ainda corríamos uns atrás dos outros brincando de pique-esconde, amarelinha, bandeirinha, pique-pega. Hoje as crianças sabem o que é Internet, jogo de rede, onde você mata, rouba no próprio jogo que dizem ser infantil, sendo que você escolhe ser assassino ou policia, ah você pode do nada entrar no shopping e atirar em todos, ou furtar um carro e sair com ele atropelando pessoas. Fico perplexo com a maneira de diversão dessa nova geração, na minha época éramos mais ingênuos, mais humanos.
O que mais me preocupa é quando paro e começo a refletir que tipo de adultos estamos formando, num futuro não muito distante teremos adultos que pensam que tudo é licito, hoje já temos visto isso quando adultos estressados com o nada, revoltados sabe Deus com o que, simplesmente sacam armas e atiram por coisas supérfluas, tão medíocres quanto a própria atitude. 
Rogo a Deus todos os dias que voltemos à ingenuidade às brincadeiras de roda, nos tornemos seres pueris capazes de respeitarmos ao próximo.

Importante também é lembrar que o impossível é o possível que não foi tentado;
Lembre-se de sua infância e olhe para si hoje e veja, o quanto você cresceu, em sentimentos, em esperanças, em objetivos alcançados.
Prenda-se à vida, viva, em todas as cores, de todas as formas, com vários amores, seja único, mas seja você.
Não tema quem você é, sinta medo daquilo que queremos que os outros pensem de nós mesmos.
Viva, ouse, tome coragem, viva novamente.
Não se amarre ao perdão, não somos deuses;
Não se obrigue à gratidão, ela as vezes nos sufoca;
Não seja outro, seja você.
Busque dentro de si o que quer, pense em como conseguir, haja;
mas haja, não fique no mundo do pensamento.
Corra riscos, mas não vá muito longe, sob pena de arriscar o que já construiu.
Ame a tudo e a todos, mesmo que não seja amado.
Chore, não é vergonhoso. Mas chore de amor: pela vida, pela conquista, pelo sorriso dos filhos.
Escolha o que quer, quando quer e de que forma quer.
Saia de si, entregue-se, deixe que alguém se entregue a você e viva isso, por que pode ser o último instante em que isso ocorra.
Viva, supere-se, guarde segredo daquilo que é bom, para que outros possam buscar algo bom e também guardar em segredo.
Negue: a mentira, o ódio, a raiva.
Seja abraçado pelo fogo da paixão, pelo menos uma vez na vida.
Supere-se e novamente supere-se, troque as cadeiras de lugar, conheça novas pessoas, trabalhe em outra coisa, mas viva, muito, muito, tudo, para sempre, enquanto o para sempre existir.

Massas engordam. Mito ou Verdade?

Massas engordam Mito ou Verdade

Quem resiste a uma deliciosa massa? Mas de repente vem aquela dúvida: será que vou engordar? Vamos abordar este delicioso tema, explicando um pouco sobre os diversos tipos de massas e dar o segredo, para que você possa comer sem culpas.
Não há certezas sobre a origem do macarrão, uma linha acredita que sua origem seja chinesa outra acredita que o macarrão seja de origem italiana, por ter sido encontrado em ruínas da Pompéia, na Itália, por volta do ano IV a.C.

O fato é que o macarrão passou a ser adorado pelos italianos, que deram nome a vários tipos de acordo com seus formatos. A palavra macarrão refere-se principalmente às massas em forma de tubo. O penne, por exemplo, tem esse nome por se assemelhar a uma pena. As variedades mais comuns são as seguintes: espaguete, fettuccini, fusili, talharim, rigatoni, farfalle e penne.  

As massas podem ser feitas com ingredientes diversos, como: farinha de trigo comum, sêmola, semolina de trigo, farinha de trigo integral, derivados de cereais, leguminosas, raízes, tubérculos. E podem ser classificadas como secas, frescas, instantâneas ou pré-cozidas, de acordo com a sua forma de preparação.

Opte por massas integrais, que foram elaboradas com farinha integral, ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o funcionamento intestinal O macarrão é uma das massas mais consumidas no Brasil, pois afinal, a famosa macarronada de domingo é comum na casa de milhões de pessoas. O macarrão é consumido após ser cozido, acompanhado de diversos tipos de molhos.
Tipos de macarrão

- Macarrão comum:
Elaborado com farinha de trigo e água. Não contém colesterol, pois não há adição de ovos.

- Macarrão com ovos: É adicionado 3 ovos para cada quilo de farinha.

- Macarrão de sêmola: Elaborado com farinha de trigo especial ou sêmola, tornando o produto mais claro. Não contém colesterol, pois não há adição de ovos.

- Macarrão caseiro: Feito de forma artesanal, onde a massa é laminada, tendo maior porosidade e absorvendo melhor o molho.

- Macarrão grano duro: É utilizado um trigo chamado trigo durum, este tipo de macarrão fica mais soltinho . Não contém colesterol, pois não há adição de ovos.

- Macarrão integral: Elaborado com farinha de trigo integral, contém mais fibras em sua composição. Assim como o macarrão comum, de sêmola e o grano duro, não contém colesterol, pois não há adição de ovos.

O ponto ideal de cocção do macarrão é aquele denominado al dente , quando a massa não fica nem muito dura, nem muito mole. As massas levam em média dez minutos para cozinhar, sendo que a massa fresca cozinha mais rapidamente do que a seca.

Na hora da compra, escolha as de cor homogênea, sem manchas. Evite as opacas. Verifique a data de vencimento e o estado da embalagem. Pequenos furos nos pacotes podem significar a presença de gorgulhos (bichinhos que se alimentam de farinhas).

Informação nutricional

As massas são ricas em carboidratos. Muitos praticantes de atividade física utilizam a massa como sua primeira fonte de energia. Apesar de sua má fama, 100g de macarrão cozido fornecem aproximadamente 109kcal. Comparando com o arroz, que em 100g fornece 164kcal, o macarrão ainda tem menos calorias.

O problema é o molho ou ingredientes que são acrescidos. O segredo para manter a forma e poder saborear uma massa deliciosa, é saber escolher o molho e demais ingredientes utilizados na preparação, e comer uma quantidade moderada. Os molhos à base de queijo são mais calóricos e possuem mais gordura, por isso dê preferência aos molhos de tomate.

Outra dica importante é optar por massas integrais, que foram elaboradas com farinha integral, ricas em nutrientes e fibras que colaboram com o funcionamento intestinal.

Veja a seguir alguns tipos de massas, com molhos diferentes e a quantidade de calorias:

- Macarrão ao sugo (molho de tomate), 1 prato raso (200g) = 274kcal
- Macarrão à bolonhesa (molho de tomate com carne moída), 1 prato raso (200g) = 302kcal
- Macarrão com molho branco, 1 prato raso (200g) = 358kcal
- Macarrão ao alho e óleo (alho dourado no azeite ou no óleo), 1 prato raso (200g) = 438kcal
- Macarrão à putanesca (molho de tomate, azeitona preta e aliche ou alcaparras), 1 prato raso (200g) = 290kcal
- Macarrão parisiense (molho branco, ervilha, presunto), 1 prato raso (200g) = 438kcal
- Lasanha quatro queijos, 1 pedaço médio (150g) = 257kcal
- Lasanha presunto queijo, 1 pedaço médio (150g) = 256kcal
- Canelone de ricota (molho branco), 1 unidade média (30g) = 127kcal
- Capeleti de carne (molho de tomate), 1 colher de servir (45g) = 141kcal
- Capeleti de frango (molho rosê), 1 colher de servir (45g) = 176kcal
- Nhoque à bolonhesa, 1 colher de servir (65g) = 200kcal
- Ravioli de queijo (molho branco), 1 colher de servir (45g) = 174kcal
- Ravioli de carne (molho de tomate), 1 colher de servir (45g) = 156 kcal

Agora você já pode optar pelo prato menos calórico, sem ter que se privar de uma massa maravilhosa nos almoços de domingo ou em qualquer ocasião.
Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113


Beijo em Pé

Belo texto de Martha Medeiros, vale a transcrição:

Uma vez, almocei com duas amigas mineiras, ambas casadas há bastante tempo, veteranas em bodas de prata, e ainda bem felizes com seus respectivos. Falávamos das dificuldades e das alegrias dos relacionamentos longos. Até que uma delas fez uma observação curiosa. Disse ela que não tinha do que reclamar, porém sentia muita falta de beijo em pé.

Como assim, beijo em pé?

Depois de um tempo de convívio, explicou ela, o casal não troca mais um beijo apaixonado na cozinha, no corredor do apartamento, no meio de uma festa. É só bitoquinha quando chega em casa ou quando sai, mas beijo mesmo, “aquele”, acontece apenas quando deitados, ao dar início às preliminares. Beijo avulso, de repente, sem promessa de sexo, ou seja, um beijaço em pé, esquece.

E rimos, claro, porque quem não se diverte perdeu a viagem.

Faz tempo que aconteceu essa conversa, mas até hoje lembro da Lucia (autora da tese) quando vejo um casal se beijando na pista de um show, no saguão de um aeroporto ou na beira da praia. Penso: olha ali o famoso beijo em pé da Lucia. Não devem ser casados. Se forem, chegaram ontem da lua de mel.

Há quem considere o beijo – não o selinho, o beijo! – uma manifestação muito íntima e imprópria para lugares públicos. Depende, depende. Não há regras rígidas sobre o assunto, tudo é uma questão de adequação. Saindo de um restaurante, abraçados, caminhando na rua em direção ao carro, você abre a porta para sua esposa (sim, sua esposa há uns bons 20 anos) e taca-lhe um beijo antes que ela se acomode no assento. Por que não?

Porque ela vai querer coisa e você está cansado. Ai, não me diga que estou lendo seus pensamentos.

O beijo entre namorados, a qualquer momento do dia ou da noite, enquanto um lava a louça e o outro seca, por exemplo, é um ato de desejo instantâneo, uma afirmação do amor sem hora marcada. No entanto, o tempo passa, o casal se acomoda e o hábito cai no ridículo: imagina ficar se beijando assim, no mais, em plena segunda-feira, com tanto pepino pra resolver. Ninguém é mais criança.

Pode ser. Mas que gracinha de criança foi o *goleiro Casillas ao interromper a entrevista da namorada e tacar-lhe um beijo sem aviso <http://wp.clicrbs.com.br/ooolaemcasa/2010/07/12/o-beijo-de-casillas/?topo=52,1,1,,200,e170>*, um beijo emocionado, um beijo à vista do mundo, um beijo em pé. Naquele instante, suspiraram todas as garotas do planeta, e as nem tão garotas assim. E os homens se sentiram bem representados pela virilidade do campeão. Pois então: que repitam o gesto em casa, e não venham argumentar que não somos nenhuma Sara Carbonero. Isso não é desculpa.

Líquido nas refeições dá barriga?

Você sempre ouviu dizer que não deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso? Nessa matéria vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre os mitos e verdades desse tema.

Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de "inchaço abdominal", o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.

O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.

O suco gástrico é composto, entre outras substâncias, por ácido clorídrico, pepsina e renina. A renina é uma enzima que age sobre a caseína (uma das principais proteínas do leite) e é produzida pelo estômago durante os primeiros meses de vida. O ácido clorídrico é o responsável por manter baixo o PH do estômago. E a pepsina é a enzima responsável pela quebra das proteínas.

Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas e dessa forma prejudica a digestão dos alimentos e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências.

O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.

Para as pessoas que não conseguem abandonar esse costume, o tipo de líquido ingerido também é importante, os refrigerantes são mais prejudiciais, pois possuem gases que dilatam ainda mais o estômago. Nesse caso, o recomendado é que você beba água ou um suco de frutas natural.

O maior problema está na quantidade ingerida. Apesar de ser importantíssimo beber bastante líquido durante o dia (cerca de 2 litros), o ideal é que não sejam ingeridos em grande quantidade durante as refeições.

Se você não consegue ficar sem a água ou qualquer outro líquido enquanto almoça ou janta, procure não ultrapassar a quantidade de 1 copo de 200ml. E nos intervalos entre as refeições beba água a vontade.

Por:
Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112

Alimentos contra enxaqueca

A enxaqueca costuma ser causada por alguns fatores como cansaço, estresse e até uma má alimentação.

Quem sofre com a doença deve procurar um médico para fazer o melhor tratamento. No entanto, alguns hábitos alimentares podem reduzir as crises.

A escritora Wendy Green, em seu livro "50 Coisas que você deve fazer para lidar com a Enxaqueca", ressalta a importância de hábitos saudáveis que previnam o mal estar, muitos deles ligados à alimentação.

Ela descreve, por exemplo, levar em consideração os seguintes hábitos: o que você comeu nas últimas 24 horas que antecederam a crise de enxaqueca? Você tomou vinho, sucos industrializados, chá ou café?

É necessário anotar os detalhes do que foi ingerido no dia a dia, para diagnosticar o que pode ter causado as crises.

Wendy ainda sugere os melhores alimentos que combatem a dor.

Arroz, frutas, nozes, queijos, iogurtes, verduras, pães integrais, grãos e cereais, leite desnatado e carnes e peixes magros são alimentos que proporcionam bem estar, porque são fontes de carboidratos e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina, promovendo bem estar.

Dos embutidos e em conserva, porém, você deve passar longe. E nunca fique mais de quatro horas sem comer, pois pular refeições baixa os níveis de açúcar, provocando a dor.

Aveia, feijão, batata, ervilha, verduras, sementes e purê de tomate, alimentos ricos em magnésio que são aliados contra a dor. Evite o excesso de bebida alcoólica, que afeta a absorção do nutriente.

Além disso, beber bastante água também ajuda a amenizar as crises. Se você não toma chá, café ou refrigerante à base de cola, uma xícara ou copo ajuda a cortar a enxaqueca.

É que a cafeína contrai as veias dilatadas ao redor do cérebro e aumenta a eficácia dos analgésicos. Já quem tem o hábito de ingerir essas bebidas e para, sofrerá, porque os vasos sanguíneos tendem a dilatar. O ideal é controlar o consumo da substância, não ultrapassando três xícaras de café por dia.

Dicas saudáveis para a rotina do casal

Dicas saudáveis para a rotina do casal

Para você que está namorando, é casado (a) ou possui algum outro tipo de relacionamento em que residem juntos, veja algumas dicas para os casais que pretendem melhorar seus hábitos alimentares: 


Elabore um cardápio para a semana toda e escolha alimentos saudáveis, de todos os grupos alimentares. Ter um cardápio pronto torna a rotina mais prática, dessa forma você não precisa todos os dias pensar no que fazer para as refeições.





  • Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que realmente seja necessário. Não vá às compras com fome, pois acabará comprando além do que é importante e gastando a mais também.




  • Procure adquirir mais alimentos naturais, sem agrotóxicos, nem aditivos químicos.





  • Evite comprar salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, balas, ou seja, alimentos muito calóricos, ricos em gordura .




  • Na hora da compra observe o rótulo dos produtos, veja o valor nutricional, ingredientes dos produtos e data de validade. Quanto menos gordura saturada, aditivos químicos, corantes, açúcares, sódio, mais saudável o produto é.




  • Ao invés de refrigerantes, dê preferência por comprar frutas, sucos à base de soja e até mesmo polpas de frutas congeladas.




  • Evite comprar pratos prontos, dê preferência por realizar as preparações em casa, assim você saberá exatamente quais os ingredientes que você estará consumindo e também garantindo a higiene da preparação.




  • A maioria dos casais hoje em dia trabalha o dia todo, chegam cansados e não querem se preocupar com o que vão comer. Neste caso, sugiro que a mudança aconteça quando acordar. Faça um café da manhã equilibrado, antes de sair de casa, leve alguns alimentos práticos para os lanches intermediários, como iogurte, barra de cereais, frutas, sucos, biscoitos, enfim, o que for mais prático.




  • No almoço, tente comer com variedade, qualidade e não exagere na quantidade. No jantar, quando os dois estiverem em casa, escolha uma opção saudável e prática. Por exemplo: ao invés de pedir pizza ou fast food, elabore uma pizza de frigideira com ingredientes de baixas calorias, que você tenha em casa, fica pronto rapidinho.




  • Outra opção é fazer sanduíches com ingredientes saudáveis. Sugestões: queijo branco, ricota, requeijão, queijo cottage, peito de peru, presunto magro, blanquet de peru, frango desfiado, carne fatiada, verduras e legumes crus.




  • Se você e o seu parceiro preferem fazer uma refeição mais completa, que tal uma salada variada, uma carne grelhada? Uma sopa também é uma ótima pedida, principalmente nos dias frios.




  • Nos finais de semana, não há problema em frequentar um restaurante e consumir alimentos mais calóricos ou até mesmo uma bebida alcoólica. O segredo está na freqüência e na quantidade, que sempre devem ser moderadas.





  • Por:
    Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

    10 Dicas Para Emagrecer de Forma Saudável

    10 dicas para o emagrecimento saudável

    Comer, comer, comer! Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia.


    O que era um ato espontâneo, passa a ser pré-determinado. Explica-se: emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade. Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo.

    Convenhamos, quando se fala em dieta ou disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto?

    Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto doemagrecimento saudável. Isso mesmo. Antes de dar pulos de alegria é bom saber e ter certeza do que pretende para você.

    Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?

    Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa. Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.

    Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para te ajudar a emagrecer, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

    Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?

    Então, siga as 10 dicas para emagrecer de forma saudável. E, é claro, duradouro.

    1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite? (Clique aqui e veja quanto precisa emagrecer e comece agora sua reeducação alimentar!)

    2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.

    3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

    4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

    5. Estipule horários para as refeições.

    6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.

    7. Beba muita, mas muuuuuita água.

    8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

    9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.

    10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.      

    Por:
    Roberta Stella
    Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

    Solidão - Por Arnaldo Jabor

    Minha grande amiga, quase irmã, Juliana Zandonadi, me mostrou este texto do sempre brilhante Arnaldo Jabor, e achei muito interessante, espero que todos gostem...

    Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar: 'Digam o que disserem, o mal do século é a solidão'.
    Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida alguma.
    Parem pra notar... Os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias
    Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas e saem sozinhas.
    Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos.
    Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos 'personal dance', incrível.
    E não é só sexo não, se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?
    Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão 'apenas' dormirem abraçados, sabe essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
    Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção.
    Tornamos-nos máquinas e agora estamos desesperados por não saber como voltar a 'sentir', só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós.
    Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada no site de relacionamentos ORKUT, o número de comunidades como:"Quero um amor pra vida toda","Eu sou pra casar", até a desesperançada "Nasci pra ser sozinho", unindo milhares ou melhor milhões de solitários em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis.
    Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento e estamos a cada dia mais belos e mais sozinhos.
    Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário, pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa.
    Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia é feio, demodê, brega. Alô gente!
    Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí?
    Seja ridículo, não seja frustrado, 'pague mico', saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais (estou muito brega!), aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso à dois.
    Quem disse que ser adulto é ser ranzinza, um ditado tibetano diz que se um problema é grande demais, não pense nele e se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele.
    Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo ou uma advogada de sucesso que adora rir de si mesma por ser estabanada
    O que realmente não dá é continuarmos achando que viver é out, que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo ou que eu não posso me aventurar a dizer pra alguém: 'vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida'.
    Antes idiota que infeliz!
    Salmo 51

    [Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba] Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
    Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
    Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
    Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
    Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
    Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
    Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
    Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
    Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
    Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
    Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
    Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
    Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
    Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
    Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
    Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
    Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
    Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
    Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

    Qual o Correto, Presidente ou Presidenta?

    Meus caros leitores, sinceramente decidi escrever esse post por nao aguentar mais ouvir gente aqui e ali chamando a Dilma de PresidentA. Sempre no twitter, ao ler a palavra PresidentA, questionei se ela também teria sido estudantA e adolescentA, entretanto, tenho de faze mea culpa e reconhecer que as duas formas são possíveis de serem utilizadas. segue trecho do blog do Professor Pasquale Cipro Neto, aquele famoso...


    Autor dos livros Português Prático e Guia Prático da Nova Ortografia, o professor Paulo Flávio Ledur avalia que seria importante ouvir a opinião de Dilma sobre a questão. Para ele, a forma presidenta é a mais adequada:

    — A mulher está assumindo posições novas na sociedade. Embora se aceite a forma feminina em professora, doutora, juíza, e em outras não, eu defendo uma forma única. É claro que num primeiro momento, nós estranhamos porque é novo, mas é uma questão de hábito. A língua se faz pelo uso. Na medida em que o uso se consagra, a estranheza desaparece.


    Na Argentina, houve discussão semelhante quando Cristina Kirchner se apresentou como candidata. Com a resistência ao uso da palavra presidenta pelos meios de comunicação, ela bradou em um discurso como queria ser chamada se eleita.

    — Presidenta! Comecem a se acostumar. Presidentaaa... e não presidente! — disse, esticando a letra a.
    Após a posse, Cristina rejeitou documentos da Casa Rosada que continham a palavra presidente ao invés de presidenta, exigindo correção e nova impressão. Atualmente, jornais como La Nación eClarín usam a versão pedida pela presidenta. No Chile, a primeira mulher a chegar ao cargo máximo do país, Michelle Bachelet, era chamada de presidenta nos jornais El Mercurio La Tercera, entre os mais importantes.

    O professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, defende o uso da forma comum aos dois gêneros: presidente. Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra presidenta tem uma carga pejorativa. Kaspary, inclusive, aconselhou Ellen Gracie Northfleet, primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal, a adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.

    O professor Pasquale Cipro Neto explica que normalmente as palavras que terminam 'nte' não tem variação. O que identifica o gênero, destaca ele, é o artigo que o precede, como por exemplo, o gerente, a gerente, o pedinte, a pedinte. O sufixo é originário do latim, do particípio presente, e segue a mesma regra atualmente no português, italiano e espanhol.

    — Algumas, pelo uso, acabam se impondo também na forma feminina, como presidenta, que está em todos os dicionários e que pode perfeitamente ser usada. Se Dilma fizer questão de ser presidenta, ninguém vai poder contrariá-la. Se ela quiser ser chamada assim, terá todo o direito.
    Coordenador executivo da campanha de Dilma no Estado, Ary Vanazzi diz que o debate tende a ficar mais forte agora, a partir da eleição da petista:

    — Em alguns discursos, ela usou a palavra presidenta, mas depois voltou a falar presidente. Mas a campanha é uma coisa diferente. Pode haver outra definição depois da eleição, já que existirá a função de presidenta.

    Uma ou outra forma?
    Como dirigir-se a Dilma Rousseff: presidente ou presidenta? As duas formas são admitidas na língua portuguesa. Veja o que dizem dois especialistas em gramática:

    Presidente: é a forma preferida pelo professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, já que a palavra serve tanto para o feminino quanto para o masculino. Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra "presidenta" tem uma carga pejorativa. Kaspary, inclusive, aconselhou Ellen Gracie Northfleet, primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal, a adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.

    Presidenta: esta seria a forma adotada se dependesse do professor Cláudio Moreno. Ele observa que os dicionários admitem presidente ou presidenta e aposta que adotar o segundo é só questão de tempo. Lembra o caso da indiana Indira Ghandi (1966-1977 e 1980-1984), que começou a ser chamada de "o primeiro-ministro", passou a ser "a primeiro-ministro" e, por fim, "a primeira-ministra".

    Do Dicionário Aurélio:

    Presidente
    S. 2 g. 1. Pessoa que preside. 2. Pessoa que dirige os trabalhos duma assembleia ou corporação deliberativa.
    Presidenta
    S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.

    Portanto, caros leitores, o avanço dos estudos das línguas tem consolidado uma sentença: a sonoridade, a compreensão e a beleza rítmica da palavra se sobrepõem, quase sempre, à sua característica gramatical.

    Traduzindo: entre o feio e o bonito, fica-se com o bonito.


    A eleição de Dilma trouxe mais um destes elementos para debate. Ela é a presidente ou presidenta do Brasil?
    Os gramáticos – como sempre – não se entendem, mas as duas formas podem ser usadas.
    Exatamente por isso é que, neste blog, Dilma Rousseff será sempre chamada de a presidente do Brasil e nunca presidenta.

    Simplesmente porque “presidenta” é horrível, sonoramente descabido e estilisticamente feio. Além de pejorativo como afirmativa de gênero.

    Este blog sempre valorizou os linguístas – que vêem a língua como um ente em constante evolução e que, por isso, não pode ser aprisionada em regras imutáveis.

    Estes mesmos linguístas ensinam: “na comunicação, o importante é fazer-se entender”.

    Por isto é que, neste blog, Dilma será sempre a presidente do Brasil…

    A expressão "pessoa humana" é um pleonasmo?


    Muita gente acaba se perguntando porquê muitos juristas utilizam a expressão dignidade da pessoa humana, e se perguntam se não seria uma forma de pleonasmo, visto que toda pessoa seria humana, mas veremos que, ao menos no direito, toda pessoa não é necessariamente humana...
    Inicio este post com um simples comentário à Constituição Federal,
     vejamos:
    Consta no art. 1° , inciso III da Constituição Federal:

    “A República Federativa do Brasil (...) tem como fundamentos:
     III- a dignidade da pessoa humana”. A expressão usada na
     Constituição Federal causa em algumas pessoas certa estranheza
     e há quem questione: a expressão pessoa humana não seria um
     pleonasmo?

    Toda pessoa não é humana? Não.

    O Direito é tão criativo que criou pessoas não-humanas. 
    Trata-se das pessoas jurídicas, previstas no art. 40 do Código Civil.
     Veja que, diferentemente da Constituição, no artigo inicial do 
    Código Civil usa-se apenas o termo "pessoa" (Art.1° do Código
     Civil: toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil). 
    Ou seja, o Código Civil refere-se implicitamente à pessoa humana
     e pessoa jurídica.

    Assim caros leitores, juridicamente falando, o termo dignidade
     da pessoa humana jamais pode ser considerado um pleonasmo,
     como vimos, o direito institui as pessoas jurídicas, que são
     sujeitos de direitos como todas as pessoas naturais ou humanas.

    Não há como negar que, muitas vezes, a imagem construída
     pela pessoa jurídica representa para ela um valor patrimonial
     muito mais valoroso do que o seu patrimônio físico, material. 
    É uma imagem positiva que reflete o respeito, credibilidade e 
    confiabilidade que tanto os seus consumidores, quanto
     fornecedores, prestadores de serviços, funcionários sentem em
     relação a este ente. 
    Imagem esta que foi construída, no mais das vezes, com muito
     empenho e seriedade. Não se pode mais, portanto, pretender que
     uma lesão a este bem jurídico de valor tão relevante para a 
    pessoa jurídica possa ser ofendido sem que isto gere para
     ela o direito de pleitear uma indenização pelo dano moral sofrido.

    Diferentemente das pessoas físicas que já possuem ao nascer
     com vida de personalidade jurídica, as pessoas jurídicas adquirem
     essa personalidade, essa condição de poder ser sujeito de
     direitos e obrigações, a partir do momento em que são criadas,
     desde que preencham alguns requisitos, tais quais, vontade humana
     criadora, que o objeto da sua finalidade seja lícito e esta criação
     aconteçade acordo
    com forma prescrita em lei, referindo-se este último pressuposto
     à necessidade que seja a nova pessoa jurídica registrada
     em cartório competente.
    É exatamente este registro que confere ao novo ente criado
     a aferição da personalidade jurídica.

    As pessoas jurídicas, da mesma forma que as físicas,
     são detentoras tanto de bens patrimoniais como 
    extrapatrimoniais,
    bens que não se confundem com os bens dos seus integrantes.
     Dentre os bens patrimoniais existem os que são materiais
     (instalações, equipamentos, móveis) e, também, os imateriais,
     mas que mesmo sendo incorpóreos integram 
    o patrimônio da pessoa jurídica. 
    Este patrimônio imaterial advém da forma como este ente
     se impõe no mercado, podendo resultar em uma imagem
     positiva ou negativa perante a sociedade e isso será medido
     de acordo com a qualidade de produtos e serviços por ele 
    oferecidos no mercado, pela sua estrutura organizacional,
     pelo cumprimento das suas obrigações etc.
    A conquista de uma imagem positiva pela pessoa jurídica,
     imagem caracterizada como imagem-atributo, por vezes faz com
     este patrimônio imaterial a ela vinculada tenha mais
     valor econômico que seu próprio patrimônio material,
     podendo, então, essa imagem ser considerada tanto 
    para as pequenas quanto para as grandes corporações.
    Sendo assim, uma lesão a este bem pode trazer grandes
     prejuízos patrimoniais e mesmo extrapatrimoniais, 
    uma vez que repercutirá na credibilidade e confiança
     que esta pessoa jurídica suscita no mercado, trazendo
     o direito de pleitear judicialmente que seja reparada
     essa violação sofrida por sua imagem.

    O STJ, em julgado de 2001, entendeu da seguinte forma:
    CABIMENTO, CONDENAÇÃO, SERASA, INDENIZAÇÃO,
     DANO MORAL, HIPOTESE, INSCRIÇÃO, PESSOA JURIDICA
    , CADASTRO, INADIMPLEMENTO, INEXISTENCIA, 
    COMUNICAÇÃO, CADASTRAMENTO, OCORRENCIA, 
    DANO A IMAGEM, EMPRESA, CARACTERIZAÇÃO, VIOLAÇÃO,
     ARTIGO, CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROCEDENCIA,
     AÇÃO CAUTELAR, DETERMINAÇÃO, EXCLUSÃO, REGISTRO, 
    PESSOA JURIDICA, CADASTRO, SERASA. (BRASIL, Superior 
    Tribunal de Justiça. Recurso Especial 2000/0111763-7, Brasília,
     DF, 11 de junho de 2001).

    Pode-se muito bem se observar essa distinção jurídica,
     quando mencionamos a dignidade da pessoa jurídica, 
    que também pode sofrer dano moral,
     caso seja ofendida na sua honra. Portanto,
     a expressão utilizada na Constituição Federal foi
     adequadamente posta e não é pleonástica.

    Advogado Não Responde Por Litigância Má-Fé


    Advogado não responde pessoalmente por litigância de má-fé
    A pena por litigância de má-fé deve ser aplicada à parte e não ao seu advogado. A decisão é da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que proveu recurso de um advogado contra a Fazenda Nacional. A Turma, seguindo voto do relator, ministro Humberto Martins, entendeu que o advogado não pode ser penalizado no processo em que supostamente atua como litigante de má-fé, ainda que incorra em falta profissional. Eventual conduta desleal do advogado deve ser apurada em ação própria e não no processo em que defende seu cliente. 

    No caso, o advogado recorreu ao STJ após decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) que o responsabilizou por litigância de má-fé e determinou a compensação dos honorários advocatícios com o valor fixado para a multa. 

    Ainda em sua defesa, argumentou que a compensação dos valores não poderia ter sido feita, já que ele jamais poderia ter sido pessoalmente condenado por litigância de má-fé. Para ele, apenas as partes ou o interveniente podem ser condenados. Por fim, afirmou que os honorários advocatícios não poderiam ser compensados, pois estes pertencem unicamente aos advogados e não às partes. 

    Ao decidir, o ministro Humberto Martins destacou que a solução adotada pelo tribunal regional não está de acordo com a legislação processual vigente, já que o valor referente à multa por litigância de má-fé não pode ser compensado com os honorários devidos ao advogado. 

    “Conforme expressa determinação legal, eventual condenação do advogado pela litigância de má-fé deve ser apurada em ação própria, e não nos mesmos autos em que defende seu cliente”, acrescentou o relator.