10 Dicas Para Emagrecer de Forma Saudável

10 dicas para o emagrecimento saudável

Comer, comer, comer! Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia.


O que era um ato espontâneo, passa a ser pré-determinado. Explica-se: emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade. Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo.

Convenhamos, quando se fala em dieta ou disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto?

Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto doemagrecimento saudável. Isso mesmo. Antes de dar pulos de alegria é bom saber e ter certeza do que pretende para você.

Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?

Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa. Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.

Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para te ajudar a emagrecer, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?

Então, siga as 10 dicas para emagrecer de forma saudável. E, é claro, duradouro.

1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite? (Clique aqui e veja quanto precisa emagrecer e comece agora sua reeducação alimentar!)

2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

5. Estipule horários para as refeições.

6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.

7. Beba muita, mas muuuuuita água.

8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.

10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.      

Por:
Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

Solidão - Por Arnaldo Jabor

Minha grande amiga, quase irmã, Juliana Zandonadi, me mostrou este texto do sempre brilhante Arnaldo Jabor, e achei muito interessante, espero que todos gostem...

Renato Russo disse com uma sabedoria ímpar: 'Digam o que disserem, o mal do século é a solidão'.
Pretensiosamente digo que assino embaixo sem dúvida alguma.
Parem pra notar... Os sinais estão batendo em nossa cara todos os dias
Baladas recheadas de garotas lindas, com roupas cada vez mais micros e transparentes, danças e poses em closes ginecológicos, chegam sozinhas e saem sozinhas.
Empresários, advogados, engenheiros que estudaram, trabalharam, alcançaram sucesso profissional e, sozinhos.
Tem mulher contratando homem para dançar com elas em bailes, os novíssimos 'personal dance', incrível.
E não é só sexo não, se fosse, era resolvido fácil, alguém duvida?
Estamos é com carência de passear de mãos dadas, dar e receber carinho sem necessariamente ter que depois mostrar performances dignas de um atleta olímpico, fazer um jantar pra quem você gosta e depois saber que vão 'apenas' dormirem abraçados, sabe essas coisas simples que perdemos nessa marcha de uma evolução cega.
Pode fazer tudo, desde que não interrompa a carreira, a produção.
Tornamos-nos máquinas e agora estamos desesperados por não saber como voltar a 'sentir', só isso, algo tão simples que a cada dia fica tão distante de nós.
Quem duvida do que estou dizendo, dá uma olhada no site de relacionamentos ORKUT, o número de comunidades como:"Quero um amor pra vida toda","Eu sou pra casar", até a desesperançada "Nasci pra ser sozinho", unindo milhares ou melhor milhões de solitários em meio a uma multidão de rostos cada vez mais estranhos, plásticos, quase etéreos e inacessíveis.
Vivemos cada vez mais tempo, retardamos o envelhecimento e estamos a cada dia mais belos e mais sozinhos.
Sei que estou parecendo o solteirão infeliz, mas pelo contrário, pra chegar a escrever essas bobagens (mais que verdadeiras) é preciso encarar os fantasmas de frente e aceitar essa verdade de cara limpa.
Todo mundo quer ter alguém ao seu lado, mas hoje em dia é feio, demodê, brega. Alô gente!
Felicidade, amor, todas essas emoções nos fazem parecer ridículos, abobalhados, e daí?
Seja ridículo, não seja frustrado, 'pague mico', saia gritando e falando bobagens, você vai descobrir mais cedo ou mais tarde que o tempo pra ser feliz é curto, e cada instante que vai embora não volta mais (estou muito brega!), aquela pessoa que passou hoje por você na rua, talvez nunca mais volte a vê-la, quem sabe ali estivesse a oportunidade de um sorriso à dois.
Quem disse que ser adulto é ser ranzinza, um ditado tibetano diz que se um problema é grande demais, não pense nele e se ele é pequeno demais, pra quê pensar nele.
Dá pra ser um homem de negócios e tomar iogurte com o dedo ou uma advogada de sucesso que adora rir de si mesma por ser estabanada
O que realmente não dá é continuarmos achando que viver é out, que o vento não pode desmanchar o nosso cabelo ou que eu não posso me aventurar a dizer pra alguém: 'vamos ter bons e maus momentos e uma hora ou outra, um dos dois ou quem sabe os dois, vão querer pular fora, mas se eu não pedir que fique comigo tenho certeza de que vou me arrepender pelo resto da vida'.
Antes idiota que infeliz!
Salmo 51

[Salmo de Davi para o músico-mor, quando o profeta Natã veio a ele, depois dele ter possuído a Bate-Seba] Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.
Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.
Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.
Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça.
Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor.
Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; então se oferecerão novilhos sobre o teu altar.

Qual o Correto, Presidente ou Presidenta?

Meus caros leitores, sinceramente decidi escrever esse post por nao aguentar mais ouvir gente aqui e ali chamando a Dilma de PresidentA. Sempre no twitter, ao ler a palavra PresidentA, questionei se ela também teria sido estudantA e adolescentA, entretanto, tenho de faze mea culpa e reconhecer que as duas formas são possíveis de serem utilizadas. segue trecho do blog do Professor Pasquale Cipro Neto, aquele famoso...


Autor dos livros Português Prático e Guia Prático da Nova Ortografia, o professor Paulo Flávio Ledur avalia que seria importante ouvir a opinião de Dilma sobre a questão. Para ele, a forma presidenta é a mais adequada:

— A mulher está assumindo posições novas na sociedade. Embora se aceite a forma feminina em professora, doutora, juíza, e em outras não, eu defendo uma forma única. É claro que num primeiro momento, nós estranhamos porque é novo, mas é uma questão de hábito. A língua se faz pelo uso. Na medida em que o uso se consagra, a estranheza desaparece.


Na Argentina, houve discussão semelhante quando Cristina Kirchner se apresentou como candidata. Com a resistência ao uso da palavra presidenta pelos meios de comunicação, ela bradou em um discurso como queria ser chamada se eleita.

— Presidenta! Comecem a se acostumar. Presidentaaa... e não presidente! — disse, esticando a letra a.
Após a posse, Cristina rejeitou documentos da Casa Rosada que continham a palavra presidente ao invés de presidenta, exigindo correção e nova impressão. Atualmente, jornais como La Nación eClarín usam a versão pedida pela presidenta. No Chile, a primeira mulher a chegar ao cargo máximo do país, Michelle Bachelet, era chamada de presidenta nos jornais El Mercurio La Tercera, entre os mais importantes.

O professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, defende o uso da forma comum aos dois gêneros: presidente. Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra presidenta tem uma carga pejorativa. Kaspary, inclusive, aconselhou Ellen Gracie Northfleet, primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal, a adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.

O professor Pasquale Cipro Neto explica que normalmente as palavras que terminam 'nte' não tem variação. O que identifica o gênero, destaca ele, é o artigo que o precede, como por exemplo, o gerente, a gerente, o pedinte, a pedinte. O sufixo é originário do latim, do particípio presente, e segue a mesma regra atualmente no português, italiano e espanhol.

— Algumas, pelo uso, acabam se impondo também na forma feminina, como presidenta, que está em todos os dicionários e que pode perfeitamente ser usada. Se Dilma fizer questão de ser presidenta, ninguém vai poder contrariá-la. Se ela quiser ser chamada assim, terá todo o direito.
Coordenador executivo da campanha de Dilma no Estado, Ary Vanazzi diz que o debate tende a ficar mais forte agora, a partir da eleição da petista:

— Em alguns discursos, ela usou a palavra presidenta, mas depois voltou a falar presidente. Mas a campanha é uma coisa diferente. Pode haver outra definição depois da eleição, já que existirá a função de presidenta.

Uma ou outra forma?
Como dirigir-se a Dilma Rousseff: presidente ou presidenta? As duas formas são admitidas na língua portuguesa. Veja o que dizem dois especialistas em gramática:

Presidente: é a forma preferida pelo professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, já que a palavra serve tanto para o feminino quanto para o masculino. Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra "presidenta" tem uma carga pejorativa. Kaspary, inclusive, aconselhou Ellen Gracie Northfleet, primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal, a adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.

Presidenta: esta seria a forma adotada se dependesse do professor Cláudio Moreno. Ele observa que os dicionários admitem presidente ou presidenta e aposta que adotar o segundo é só questão de tempo. Lembra o caso da indiana Indira Ghandi (1966-1977 e 1980-1984), que começou a ser chamada de "o primeiro-ministro", passou a ser "a primeiro-ministro" e, por fim, "a primeira-ministra".

Do Dicionário Aurélio:

Presidente
S. 2 g. 1. Pessoa que preside. 2. Pessoa que dirige os trabalhos duma assembleia ou corporação deliberativa.
Presidenta
S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.

Portanto, caros leitores, o avanço dos estudos das línguas tem consolidado uma sentença: a sonoridade, a compreensão e a beleza rítmica da palavra se sobrepõem, quase sempre, à sua característica gramatical.

Traduzindo: entre o feio e o bonito, fica-se com o bonito.


A eleição de Dilma trouxe mais um destes elementos para debate. Ela é a presidente ou presidenta do Brasil?
Os gramáticos – como sempre – não se entendem, mas as duas formas podem ser usadas.
Exatamente por isso é que, neste blog, Dilma Rousseff será sempre chamada de a presidente do Brasil e nunca presidenta.

Simplesmente porque “presidenta” é horrível, sonoramente descabido e estilisticamente feio. Além de pejorativo como afirmativa de gênero.

Este blog sempre valorizou os linguístas – que vêem a língua como um ente em constante evolução e que, por isso, não pode ser aprisionada em regras imutáveis.

Estes mesmos linguístas ensinam: “na comunicação, o importante é fazer-se entender”.

Por isto é que, neste blog, Dilma será sempre a presidente do Brasil…

A expressão "pessoa humana" é um pleonasmo?


Muita gente acaba se perguntando porquê muitos juristas utilizam a expressão dignidade da pessoa humana, e se perguntam se não seria uma forma de pleonasmo, visto que toda pessoa seria humana, mas veremos que, ao menos no direito, toda pessoa não é necessariamente humana...
Inicio este post com um simples comentário à Constituição Federal,
 vejamos:
Consta no art. 1° , inciso III da Constituição Federal:

“A República Federativa do Brasil (...) tem como fundamentos:
 III- a dignidade da pessoa humana”. A expressão usada na
 Constituição Federal causa em algumas pessoas certa estranheza
 e há quem questione: a expressão pessoa humana não seria um
 pleonasmo?

Toda pessoa não é humana? Não.

O Direito é tão criativo que criou pessoas não-humanas. 
Trata-se das pessoas jurídicas, previstas no art. 40 do Código Civil.
 Veja que, diferentemente da Constituição, no artigo inicial do 
Código Civil usa-se apenas o termo "pessoa" (Art.1° do Código
 Civil: toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil). 
Ou seja, o Código Civil refere-se implicitamente à pessoa humana
 e pessoa jurídica.

Assim caros leitores, juridicamente falando, o termo dignidade
 da pessoa humana jamais pode ser considerado um pleonasmo,
 como vimos, o direito institui as pessoas jurídicas, que são
 sujeitos de direitos como todas as pessoas naturais ou humanas.

Não há como negar que, muitas vezes, a imagem construída
 pela pessoa jurídica representa para ela um valor patrimonial
 muito mais valoroso do que o seu patrimônio físico, material. 
É uma imagem positiva que reflete o respeito, credibilidade e 
confiabilidade que tanto os seus consumidores, quanto
 fornecedores, prestadores de serviços, funcionários sentem em
 relação a este ente. 
Imagem esta que foi construída, no mais das vezes, com muito
 empenho e seriedade. Não se pode mais, portanto, pretender que
 uma lesão a este bem jurídico de valor tão relevante para a 
pessoa jurídica possa ser ofendido sem que isto gere para
 ela o direito de pleitear uma indenização pelo dano moral sofrido.

Diferentemente das pessoas físicas que já possuem ao nascer
 com vida de personalidade jurídica, as pessoas jurídicas adquirem
 essa personalidade, essa condição de poder ser sujeito de
 direitos e obrigações, a partir do momento em que são criadas,
 desde que preencham alguns requisitos, tais quais, vontade humana
 criadora, que o objeto da sua finalidade seja lícito e esta criação
 aconteçade acordo
com forma prescrita em lei, referindo-se este último pressuposto
 à necessidade que seja a nova pessoa jurídica registrada
 em cartório competente.
É exatamente este registro que confere ao novo ente criado
 a aferição da personalidade jurídica.

As pessoas jurídicas, da mesma forma que as físicas,
 são detentoras tanto de bens patrimoniais como 
extrapatrimoniais,
bens que não se confundem com os bens dos seus integrantes.
 Dentre os bens patrimoniais existem os que são materiais
 (instalações, equipamentos, móveis) e, também, os imateriais,
 mas que mesmo sendo incorpóreos integram 
o patrimônio da pessoa jurídica. 
Este patrimônio imaterial advém da forma como este ente
 se impõe no mercado, podendo resultar em uma imagem
 positiva ou negativa perante a sociedade e isso será medido
 de acordo com a qualidade de produtos e serviços por ele 
oferecidos no mercado, pela sua estrutura organizacional,
 pelo cumprimento das suas obrigações etc.
A conquista de uma imagem positiva pela pessoa jurídica,
 imagem caracterizada como imagem-atributo, por vezes faz com
 este patrimônio imaterial a ela vinculada tenha mais
 valor econômico que seu próprio patrimônio material,
 podendo, então, essa imagem ser considerada tanto 
para as pequenas quanto para as grandes corporações.
Sendo assim, uma lesão a este bem pode trazer grandes
 prejuízos patrimoniais e mesmo extrapatrimoniais, 
uma vez que repercutirá na credibilidade e confiança
 que esta pessoa jurídica suscita no mercado, trazendo
 o direito de pleitear judicialmente que seja reparada
 essa violação sofrida por sua imagem.

O STJ, em julgado de 2001, entendeu da seguinte forma:
CABIMENTO, CONDENAÇÃO, SERASA, INDENIZAÇÃO,
 DANO MORAL, HIPOTESE, INSCRIÇÃO, PESSOA JURIDICA
, CADASTRO, INADIMPLEMENTO, INEXISTENCIA, 
COMUNICAÇÃO, CADASTRAMENTO, OCORRENCIA, 
DANO A IMAGEM, EMPRESA, CARACTERIZAÇÃO, VIOLAÇÃO,
 ARTIGO, CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. PROCEDENCIA,
 AÇÃO CAUTELAR, DETERMINAÇÃO, EXCLUSÃO, REGISTRO, 
PESSOA JURIDICA, CADASTRO, SERASA. (BRASIL, Superior 
Tribunal de Justiça. Recurso Especial 2000/0111763-7, Brasília,
 DF, 11 de junho de 2001).

Pode-se muito bem se observar essa distinção jurídica,
 quando mencionamos a dignidade da pessoa jurídica, 
que também pode sofrer dano moral,
 caso seja ofendida na sua honra. Portanto,
 a expressão utilizada na Constituição Federal foi
 adequadamente posta e não é pleonástica.